terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mulheres Sábias

Claro que não vou esquecer das minhas queridas amigas, as mulheres sábias.
As quais, não tem o período menstrual devido a maturidade, e por isso merecem todo o meu respeito, por serem "sacerdotisas" !

Este assunto é importantíssimo na Bruxaria. Falar sobre a menopausa é lembrar que a vida humana tem momentos que implicam ritos de passagem. Na Wicca celebramos o nascimento, a menarca (primeira menstruação), a maternidade e, no
tempo certo, celebramos a menopausa.

Esse é o tempo da Mulher Sábia, aquela que não mais sangra, mas guarda o poder do sangue para si. É a Deusa em sua face Anciã, esbanjando sabedoria, paciência e os poderes da condutora e da mestra na magia.

Na Bruxaria costumamos fazer rituais onde as mulheres que atingem a menopausa são coroadas… Vocês já perceberam que a face Anciã da Deusa é em inglês designada pela palavra Crone, de onde se origina Crown, coroa? A Coroa da sabedoria é recebida pela mulher. Ela veste púrpura neste ritual, passa por um período de avaliação de sua vida como donzela e como mãe e depois se dedica a meditar sobre seus poderes e possibilidades como anciã. Esse é um tempo para as mulheres descobrirem uma nova dimensão da vida, de partilharem seus poderes, que estão no seu auge.

Nem vou me preocupar em falar que mulheres que atingem a menopausa não são velhas…
São na minha opinião as mais fascinantes das mulheres, pois foram esposas, mães, e algumas são até avós, viveram os maiores ciclos e experiências da vida de uma mulher. Adquirindo uma lição de vida inigualável!

As anciãs, em todas as culturas, são as mulheres sábias, aquelas que são o repositório da força moral e espiritual das tribos e nações. E para que compreendamos bem esse processo que ocorrerá em nossos corpos e nossas vidas, temos que nos preparar desde cedo.
É na juventude que temos que conhecer o papel da Anciã em nossas vidas.

Principalmente para que possamos nos divorciar do preconceito do pseudo-patriarcado, que olha as mulheres na menopausa como coisas inúteis, ultrapassadas, lixo…

Como quase todas as minhas amigas são mulheres sábias estou lendo o livro “A mulher do Limiar de Dois Mundos”, a jornada espiritual da menopausa de Lynn V. Andrews. Para poder entender melhor este universo que aguarda e entender melhor minhas amigas.

Outro livro legal para Sábias e Jovens( principalmente as jovens para aprendermos a respeitar e honrar Sábias como elas merecem), meditarem sobre é a "Ciranda das mulheres Sábias", ser jovem quando velha e velha enquanto jovem de Clarissa Pinkola Estés.

Fica aqui a minha homenagem a estas mulheres sábias, sacerdotisas, anciãs( em conhecimento e não idade), as quais tanto admiro e desejo me tornar!

Nenhum comentário:


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!