terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dente de Leão não é mato não!


Fazendo minha caminhada diária ouvi de uma visinha um absurdo no portão de casa dela:

"Ai olha essas florzinhas amarelas de novo, tenho que chamar jardineiro pra acabar com este mato!"

Fiquei pasma em confirmar como essa planta é mal vista, eu amante inveterada de plantas não podia deixar ela com esta idéia. Lá fui eu fazer meu trabalho de bruxa, avisar das propriedades desta erva, no fim fui super bem recebida com um belo chá das folhas do dente de leão e ainda por cima ajudei esta senhora que reclamava do mau funcionamento do seu fígado, o que antes foi considerado mato agora ajudou e muito!

Gente mais uma vez enfatizo, nunca mas nunca subestime uma erva!

Por isso abaixo listo as propriedades do querido dente de leão.

Nome científico: Taraxacum officinale L, Taraxacum officinale W.

Família: Compostas

Nomes populares: Taraxaco, salada-de-toupeira, alface-de-cão, amor-dos-homens.

Característcias: Raíz mestra grossa, com exterior marrom e interior branco leitoso. Caule avermelhado oco e liso, ergue-se no meio de uma roseta de folhas junto ao solo. Folhas verde escuras, bem denteadas nos bordos, triangulares ou ovaladas; as flores são amarelas e se transfromam em pompons com sementes aéreas que as crianças gostam de soprar...

Origem: Até hoje se discute se o dente-de-leão é nativo das américas ou aclimatada. A planta é encontrada e consumida em quase todo mundo (já a utilziavam os europeus, árabes, ingleses, americanos, chineses).

Parte utilizada: Raízes, flores e folhas.

Cultivo: Planta versátil, multiplica-se facilmente através de sementes, cresce tanto em solos ricos e adubados, como nas frestas dos calçamentos e ruas.

Utilização:
Medicinal
: Rico em vitaminas e sais minerais, o dente de leão tem propriedades diuréticas; é tônico, digestivo, estimulante do fígado e das glândulas linfáticas. Estimula os rins, ajuda eliminar uréia, colesterol e ácido úrico. Alivia anemia, insuficiência hepática, cistite, reumatismo, gota, etc. Combate gases e prisão de ventre. Ótima para o fígado, limpando as impurezas e melhorando seu funcionamento.

Preparo das folhas: infusão - ferter água e colocar as folhas picadas. Descansar tampado por 7 minutos. 3 xícaras/dia.

Preparo das raízes: colocar uma col. De sopa de raiz picada e deixar fervendo junto com a água por 10 minutos.

Caseiro (interior) - Uso como cama para animais, forrando as instalações de coelhos, carneiros e vacas, ajuda as crias, pois aumenta o leite das mães (folhas possuem 2,45% de proteínas).

Mágico: Plantada no norte do jardim, faz com que os ventos sejam sempre favoráveis. Para adquirir poderes psíquicos, tomar o café feito com as raízes.

Cosmética: Bom para celulite, ajuda emagrecer purificando o sangue. Chá forte clareia sardas. Para acne também é utilizado, compressas à noite e pela manhã ajudam Ter a pela limpa e sedosa.

Alimentícia consumido sob diversas formas: Folhas com salada (amarga), ou cozida com espinafre, a raiz é torrada como café; folhas podem ser ainda usadas como suco (fortifica os nervos do cérebro e olhos); na época colonial era apreciado seu vinho.

Receita de vinho - 7 litros de água, 7 litros de flores, 2,5 laranjas cortadas em 4,1 limão cortado em 4,1 pacote de levedura seca, raiz gengibre ralada, 1,2 kg de açúcar. Modo de fazer: colha as flores em dia de sol, deixe os insetos saírem espalhando em folhas de jornal; coloque em recipiente de cerâmica, despeje água, cubra e deixe 24 horas. Coe para caldeirão esmaltado, adicione laranja, limão e gengibre. Ferva por 30 minutos, coe e junte o açúcar. Quando estiver morno, junte a levedura, previamente dissolvidaem 2 col de sopa do líquido. Cubra e deixe fermentar mais ou menos 7 dias. Despeje em garrafões e deixe em repouso por um mês. Aí decantá-lo para garrafas menores. Estará bom após 5 meses.

Contra indicação: evitar o uso nos casos de irritação de estômago ou intestino.


Nenhum comentário:

Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!