segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Simbologia da Serpente


A Serpente símbolo da Grande –Mãe e do poder da Mulher, regeneradora e mutante, Melusine au l’Androgyne, “estava em contacto com os mistérios da terra, das águas, da escuridão – auto- suficiente, insensível, reservada, às vezes venenosa, capaz de deslizar sem deixar rasto, magicamente engolindo grandes criaturas e rejuvenescendo-se pela mudança da pele.”

Consequentemente, a serpente tornou-se o maior símbolo animista e esotérico mas por ouro lado posteriormente ou paralelamente tornou-se para a Igreja católica simplesmente símbolo do pecado e da mulher tentadora para os seus padres misóginos e castrados ao serviço de um “deus macho” que pôs inimizade entre a mulher e a serpente, antagonizando assim as mulheres ou seja, dividindo-a em duas, usando-as como mera mercadoria, uma para serviço do homem e da familia, cingida ao lar e a outra à prostituição e ao bordel. Compra uma e vende “a outra!” Hoje os mercados são mais latos...
O desequilibrio que se reflete hoje nas sociedades e criou todas as desigualdades começou com essa divisão na mulher; assim a psicologia do homem de hoje é toda baseada no seu poder e na força bruta com o qual a própria mulher compete e luta por ser igual ao homem, sem perceber qual é a sua verdadeira força...o seu poder interior... a da Serpente de Fogo! Indicação de leitura sobre assunto(http://rosaleonor.blogspot.com/search?q=Serpente).


A Mãe Serpente é uma das manifestações mais antigas da Grande Mãe.Seu significado esta no fato de que seu símbolo( o ouroboros, uma serpente que morde a própria cauda formando um circulo) representa a continuidade da vida e do universo, assim sendo precisamos perder para ganhar, diminuir para crescer morrer para viver, e tal fato ainda esta ligado ao ciclos lunares da Deusa e suas facetas( Donzela , Mãe e Anciã) que representam coragem,amor e sabedoria, sendo a sabedoria o ultimo estagio da evolução da alma feminina. Depois da sabedoria chegamos a plenitude do ser feminino aonde a mulher já vivenciou todos os arquétipos espirituais e sociais(mãe,filha, amante e esposa e trabalhadora) e deve concentrar se em uma única coisa: Ser Mulher.

Nenhum comentário:


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!