terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Lammas Festival da primeira colheita!


Grande Sabá, celebrado no dia 02 de fevereiro, "Lá Fhaile Lœnasa" é um Festival do Fogo, basicamente de agradecimento, onde se comemora o primeiro dos três festivais da colheita, dedicado ao Deus Lugh e a Deusa Dana. Época ideal para agradecer por todas as nossas colheitas, sejam elas boas ou não, pois sabemos que tudo é necessário para o nosso crescimento espiritual.

Neste festival são confeccionados bonecos com espigas de milho ou ramas de trigo, representando os Deuses, que são chamados de Senhor e Senhora do Milho. O Sabá de Lamas ou Lughnasadh, significa "A massa de Lugh". Isso se deve ao antigo costume celta de colher os primeiros grãos para se fazer um grande pão, que depois seria dividido entre as pessoas do povoado.

O primeiro gole de vinho e o primeiro pedaço de pão devem ser jogados dentro do caldeirão juntamente com grãos de cereais e papéis, onde serão escritos todos seus agradecimentos.

Amuletos e talismãs antigos deverão ser queimados neste ritual, onde simbolicamente nos livramos de tudo aquilo que está velho e desgastado. Pois a vida se torna morte e a morte se torna vida, o ciclo eterno da criação.

E mesmo não plantando e nem colhendo mais o nosso alimento, lembre-se que ele foi semeado e colhido nos campos da Grande Mãe Terra. Então, agradeça sempre aos Deuses pela fartura e abundância de nossas vidas. Neste Sabá, enfeite seu altar com sementes, ramos de trigo, espigas de milho e frutas da época

Incensos: aloé, rosa e sândalo.
Cores das velas: laranja e amarela.
Pedras preciosas sagradas: aventurina, citrino, peridoto e sardônia.
Ervas ritualísticas tradicionais: flores da acácia, aloé, talo de milho, ciclame, feno grego, olíbano, urze, malva-rosa, murta, folhas do carvalho, girassol e trigo.

Uma maneira simples e divertida de celebrar o Sabá  é com um picnic mágico com a família e amigos. Leve algumas velas (laranjas, vermelhas ou marrons), incenso (aloé, rosa ou sândalo), vinho tinto e Pão de Lammas.
Entoe cantos ligados ao fogo e faça a dança espiral para elevar a energia. Agradeça à Deusa pelos frutos do ano. Enterre o primeiro pedaço do Pão da Lammas e faça a libação do vinho. Reparta o Pão de Lammas entre os participantes, incentivando a reflexão sobre como a semente morre para transformar-se em fruto. Prepare jogos competitivos em homenagem à Lugh e sua Mãe.
Monte seu picnic mágico e tenha um Lughnasadh abençoado!!!

Nenhum comentário:


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!