quarta-feira, 21 de março de 2012

Algumas curiosidades sobre o mês de março.


Hoje, em Roma é comemorado as Matronálias, festas em honra a Juno que é considerada protetora dos casamentos (já que era obstinada em perseguir as amantes de seu marido e ponto de livrar-se de todas elas).
Era nesse dia que se iniciava o ano novo romano. Quantas mudanças nos nossos calendários já ocorreram, não é mesmo? O mês de março era o primeiro mês no calendário de Rómulo que tinha apenas dez meses.
No dia 04 de março ocorre o festival Celta em honra a Rhiannon, Deusa donzela, relacionada a Perséfone.
Dia 19 (véspera de equinócio) é dia de levar pétalas para dentro de casa para celebrar as transformações ao longo do ano…
E finalmente no dia 20 celebra-se Ostara (para aqueles que seguem a Roda do Ano de acordo com o hemisfério norte) e Mabon (para aqueles que seguem a Roda do Ano de acordo com o hemisfério sul)…
…”são as águas de março fechando o verão
É a promessa de vida no seu coração”…
Os antigos acreditavam que as chuvas e tempestades do mês de Maço eram benéficas e mágicas e que traziam as bênçãos dos Deuses, por se um mês de grande inspiração na Arte, uma vez que a sensibilidade feminina está invocada e protegida pela Lua de Peixes, por isso recolhiam essas águas em potes e as utilizavam em seus encantamentos.
Os espíritos guardiões do mês de Março são os silfos, os elementais do ar responsáveis pelos ventos e tempestades. Dizem que quando chove muito durante a noite é porque os silfos estão festejando. Por isso não é bom reclamar do mau tempo de Março, mau tempo para nós, é festa para eles.
Uma ótima forma de celebrar o mês de março é preparando um delicioso leite com canela. O preparo dessa “poção” é bem simples. Não se assuste, mas leite com canela é uma poção antiga, mas que alguns por questão de preconceito e de nem saber exatamente o que é uma poção, chama simplesmente de receita ou simpatia. rs
Ingredientes para uma pessoa
1 xícara de leite, 03 pauzinhos de canela, gotas de baunilha, uma colher de pau, um caneco, açúcar a gosto…
Caramelize o açúcar (com cuidado para não queimar, lembre-se que o açúcar caramelizado tem uma cor dourada clara e não escura) acrescente os pauzinhos de canela e as gotas de baunilha, mexa suavemente durante alguns segundos (em fogo baixo) e por fim acrescente o leite lentamente, mexendo sempre.
É uma deliciosa receita, contudo, vale lembrar que é muito quente, por isso tome cuidado com as chuvas e os ventos de março. Tome sempre no finalzinho da noite quando estiver próximo de deitar, assim seu corpo ficará aquecido e sua saúde não correrá riscos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amei o blooog, lindoooo, quem puder, dá uma passadinha no meu tambééeem foooofos..www.coffewithmagick.blogspot.com


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!