sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sobremesa das Fadas


A crença em fadas e outros seres mágicos tem suas raízes na noite dos tempos e a recordação desta crença persiste no mas profundo da psique humana. Em toda Europa, o povo, e em especial as comunidades rurais, conservou uma grande riqueza de tradições relativas a estes seres que adotam uma grande variedade de formas e que podem ser bons ou maus, mas aos que em qualquer caso há que os tratar com grande prudência, pois ofendê-los pode ser muito perigoso. Para proteger-se deles ou para ganhar-se seu favor, há muitos amuletos, oferendas, rituais, etc., nos que o povo confiava cegamente. E é que a relação entre fadas e humanos é muito complexa, de mútua dependência e regidas por uns parametros fora do cotidiano, já que o mundo das fadas tem suas próprias leis, muito distintas das nossas. Algumas destas crenças são tão antigas como a vida mesma: existem crônicas medievais de princípios dp seculo XII!!!
Essa receita serve para homenagiá-las, podemos deixar um pequeno pedaço do doce no quintal ou na sacado do apartamento junto ao nosso agradecimento e porque nao um pequeno pedido! Afinal a nossa crença é capaz de mover montanhas!

Ingredientes
6 xícaras de fatias de maçã
1 colher (chá) de canela
suco de duas laranjas
meia xícara de mel
meia xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo integral
3 colheres (sopa) cheias de manteiga

Coloque as fatias de maçã numa forma refratária untada com manteiga.
Misture a canela ao suco de laranja e ao mel. Pegue essa mistura e despeje sobre as maçãs.
Misture o açúcar com a farinha de trigo. Pique a manteiga em pedaços, junte-a à mistura de farinha e açúcar, formando uma "farofa", e mexa com a ponta dos dedos. Salpique essa mistura sobre as maçãs.

Asse em forno moderado por aproximadamente 45 minutos.
Deixe esfriar para servir.

Se quiser, salpique, antes de assar, algumas passas, nozes picadas, aveia em flocos, castanhas picadas ou... nada.

Um comentário:

Anônimo disse...

curioso, este é um dos meus doces preferidos... receita também de minha avó.
etc&tal


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!