Hidromel ou Mead é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, a proporção da produção é geralmente de uma parte de mel e duas de água a variação dessa proporção junamente com outros fatores é o que destingue uma safra de outra ou um pordutor de outro. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.
O mead é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool, assim, é indevidamente chamado de vinho de mel, pois “vinho” é um termo destinado ao produto da fermentação da uva.
O mel quando colhido “maduro”, ou seja, quando extraído de favos que foram completamente operculados, pelas abelhas, tem um teor de umidade por volta de 20%. Sob esta proporção de água dificilmente é fermentado. Se o teor de umidade aumentar em 2%, pode iniciar uma fermentação. Os fermentos que estão presentes no ar no pólen e no próprio mel, podem começar a se multiplicar e transformarem os açúcares do mel em álcool.
Algumas culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.
Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.
Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.
Nas proximas postagens eu irei divulgar aqui algumas receitas e dicas para a fabricação de Hidromel, estou começando a minha safra aqui em casa e daqui a uns meses já estára no ponto… Porem vou passar as dicas para todos vocês para que possam apreciar dessa bebida deliciosa que é o hidromel.
Fonte: wikipedia, Associação Intenacional de Fabricantes de Hidromel
Um comentário:
Em bastante dos livros que leio que envolvem a antiga religião ou mitologia, normalmente aparece sempre esta bebida. Obrigado por partilhar connosco esta curiosidade!
Awen
Postar um comentário