sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Hidromel a bebida dos deuses

Hidromel  ou Mead é uma bebida alcoólica fermentada à base de mel e água, a proporção da produção é geralmente de uma parte de mel e duas de água a variação dessa proporção junamente com outros fatores é o que destingue uma safra de outra ou um pordutor de outro. Consumida desde a antiguidade, sua fabricação é anterior à do vinho e seguramente à da cerveja.
O mead é obtido pela transformação dos açúcares do mel em álcool, assim, é indevidamente chamado de vinho de mel, pois “vinho” é um termo destinado ao produto da fermentação da uva.
O mel quando colhido “maduro”, ou seja, quando extraído de favos que foram completamente operculados, pelas abelhas, tem um teor de umidade por volta de 20%. Sob esta proporção de água dificilmente é fermentado. Se o teor de umidade aumentar em 2%, pode iniciar uma fermentação. Os fermentos que estão presentes no ar no pólen e no próprio mel, podem começar a se multiplicar e transformarem os açúcares do mel em álcool.
Algumas  culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias.
Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.
Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.
Nas proximas postagens eu irei divulgar aqui algumas receitas e dicas para a fabricação de Hidromel, estou começando a  minha safra aqui em casa e daqui a uns meses já estára no ponto… Porem vou passar as dicas para todos vocês para que possam apreciar dessa bebida deliciosa que é o hidromel.
Fonte: wikipedia, Associação Intenacional de Fabricantes de Hidromel
 

Um comentário:

Morrighan disse...

Em bastante dos livros que leio que envolvem a antiga religião ou mitologia, normalmente aparece sempre esta bebida. Obrigado por partilhar connosco esta curiosidade!

Awen


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!