sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Tomilho

Tomilho - Thymus Vulgaris


Ficha técnica

Nome: TOMILHO

Também conhecido como: timo, arçã, arçanha, tomilho-ordinário, tomilho-vulgar, tomilho-de-inverno, erva-urso. Tomillo (espanhol), thym (francês), thyme (inglês), timo maggiore (italiano).

Nome científico: thymus vulgaris L. Família: Lamiaceae.

Ciclo: Perene.

Constituintes químicos: acetato de bornila, álcool borneol, borneol, carvacrol, cimeno, cineol, citral, esterpineol, fenol, fitosteróis, flavonóides, galactosídeo, geraniol, glicosídeos, hidrocarbonetos, limoneno, linalol, mentol, metnona, pectina, pineno, princípios amargos, resina, sais minerais, saposídeos, taninos, terpineno, timol, triterpenos, vitaminas B1 e C.

Sexo: Feminino. Planeta: Vênus. Elemento: Água.

Deuses relacionados: Afrodite, Zeus e Apolo e *Perséfone*.

Signo mais favorecido: Touro.

Melhor época de colheita e uso: Mercúrio e Vênus em Gêmeos.

Cuidados: Gestantes e insuficientes cardíacos devem evitar. No uso interno não consumir álcool pois o tomilho aumenta a absorção do mesmo. A essência pode causar reações alérgicas. Em doses elevadas pode causar convulsão. Enfermos neurológicos e ulcerosos devem evitar o óleo essencial.

Usos culinários: Compõe o grupo das Ervas de Provença, junto com a sálvia, segurelha e alecrim. Aromatiza carnes e guisados, tempera alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Esta erva é um dos segredos do famoso Benedictine. Ajuda a fazer digestão de comidas gordurosas. Vai bem em peixe e frango, usada moderadamente. Salienta o sabor de manteigas. tempera bem queijos. Receitas. Vai bem nos molhos que acompanham raízes ( cenoura, beterraba, nabo e bardana). Excelente tempero para carnes, principalmente as mais gordurosas, pois ajuda a fazer a digestão. Dá sabor especial à caldos, sopas e marinados. Seus poderes são aumentados se combinados com: sopa de ervilha, minestrone, alcachofra, brócolis, tomates, cogumelos, batatas, saladas verdes, saladas de aipo, omeletes, bifes, carne de porco, molhos para peixe, peixe cozido, fígado de boi, salada de feijão, cenouras.


Usos terapêuticos: anti-microbiano, carminativo, desinfetante, anti-séptico, antigripal, antidiarréico, desodorante, digestivo, diurético, sudorífico, desobstruinte nasal, antiespasmódico, retardante de senilidade, expectorante. Internamente combate: cólicas, infecções, gases, gripes, má digestão, mau hálito, exaustão, febres, catarro, tosses, diarréia, vermes, úlceras, excita as funções circulatórias e cerebrais, ajuda a eliminar toxinas do corpo. Externamente combate: feridas, cravos, espinhas, corrimento vaginal, sarna, queda de cabelo, dor reumática. Adicionando mel, é ótimo para garganta inflamada. O chá pode ser usado como enxaguante bucal. Chá de tomilho ajuda a mãe a expelir a placenta após o parto.

Usos domésticos: As abelhas gostam bastante de tomilho, cujo mel é bastante apreciado. Serve como mistura para potpourris aromatizantes de ambientes. Em sachês junto com a sálvia e o alecrim, perfuma as roupas e afasta os insetos. Junto com a arruda, citronela, manjericão e losna, o tomilho pode compor um bom desinfetante doméstico. Ramos de tomilho floridos ficam lindos em bouquets de flores secas e expelem um aroma vigoroso. Funciona como repelente.

Curiosidades: O tomilho é originário do Mediterrâneo, e o nome deriva do grego thymus, que significa "coragem" ou "fumigar, limpar" Suas poderosas propriedades anti-sépticas e de preservação eram conhecidas dos egípcios que o usavam para embalsamar num preparado com outras ervas. Para os gregos o tomilho constituía um símbolo de graça e elegância, Na Roma antiga, era usado como símbolo de valor e os soldados se banhavam com tomilho para adquirir coragem. Na Idade Média, as damas européias bordavam ramos de tomilho que ofereciam aos seus cavaleiros andantes. Acredita-se que repele criaturas peçonhentas. Segundo tribos indígenas norte-americanas é recomendável para os males da cabeça. Segundo um herbolário antigo, fortalece os pulmões. Acredita-se que o tomilho é afrodisíaco.


Propriedades mágicas: Saúde, amor e purificação.


Usos mágicos:
  1. Queimada na forma de incenso atrai saúde e vibrações positivas.
  2. Colocada sob o travesseiro garante o sono tranquilo.
  3. Um pequeno ramo dessa erva no cabelo da mulher, torna-a irresistível.
  4. Era queimado pelos gregos para purificar os templos.
  5. Misture folhas frescas de tomilho com manjerona fresca e sal marinho, faça um chá bem forte. É um ótimo banho purificador.
  6. Alivia quem sofre de melancolia e dores de cabeça.
  7. Tem o poder de atrair fadas e outros seres encantados.
  8. Afasta influências negativas.
  9. Estimula a consciência e desenvolve atividades psíquicas.
  10. Atrai prosperidade, amor e saúde.
  11. É considerada a erva da coragem, um grande estimulante.
  12. Carregue um ramo de tomilho na bolsa se precisar ir a um lugar carregado para não receber más energias. Use principalmente em funerais.
  13. Use lugares onde o tomilho selvagem cresce naturalmente como um poderoso centro de energia.
  14. O óleo é usado para atrais sorte com o dinheiro.
  15. Uma antiga lenda diz que você pode atrair muito dinheiro dobrando um dólar com folhas de tomilho dentro, então dobrando de novo formando um pacotinho. Depois amarrando com uma tirinha verde e enterrando numa encruzilhada numa noite de Lua cheia.
  16. O escalda-pés de tomilho ajuda a tomar decisões importantes.
  17. Para melhorar a visualização de fadas, vista ramos de tomilho.

Nenhum comentário:

Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!