Este final de semana me questionaram sobre fórmulas mágicas para algumas doenças.
Peguei o velho caderninho da minha avó e descobri os compostos abaixo:
COMPOSTO/BRONQUITE:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.
COMPOSTO CALMANTE:
Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.
COMPOSTO/CIRCULAÇÃO:
Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.
COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS:
Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.
COMPOSTO/COLESTEROL:
Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.
COMPOSTO DEPURATIVO:
Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.
COMPOSTO/DIABETES:
Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.
COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.
COMPOSTO EMAGRECEDOR:
Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.
COMPOSTO EQUILIBRIUM:
Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.
COMPOSTO ENERGÉTICO:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.
COMPOSTO/ESTÔMAGO:
Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.
COMPOSTO/FÍGADO:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.
COMPOSTO/GRIPE:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.
COMPOSTO/MENOPAUSA:
Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.
COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE:
Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.
COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA:
Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.
COMPOSTO CONTRA REUMATISMO:
Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.
COMPOSTO/SINUSITE/ASMA:
Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.
MODO DE FAZER OS COMPOSTOS:
Este modo é o cientifico e básico - INFUSÃO:Coloque 3 colheres de sopa do composto de ervas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber morno ou gelado, com ou sem adoçante. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.
O modo de uma bruxa fazer os compostos, use sua intuição. Eu não uso medidas esatas, mas tento usar mais ou menos a mesma medida para todas as ervas que pede em algum composto. uso ervas secas, mas quando possível uso erva fresca.
A minha medida básica é uma pitada de cada erva por xícara de água, pois se você está com gripe ( por exemplo) trate toda sua família senão não adianta de nada um esta se curando e o outro esta com o vírus.
Tomo o composto sempre fresco, pois as ervas liberam sua alma na infusão e com o tempo ela se vai, tomo o composto 2 vezes uma de manha pra começar o dia e outro a noite para fazer melhor efeito quando tiver em relaxamento profundo.
Com o tempo vocês aprenderão qual a melhor dosagem pra vocês, ás vezes de acordo com a intuição uso mais uma erva do que a outra, como digo magia se faz na cozinha, faça sua magia, na magia não temos regras sobre medidas esatas, mas sim sobre o que intuímos em usar.
Obs: quando o composto pedir uma casca ou raiz de alguma erva, faça um pouco diferente, ao colocar a água parar ferver coloque a raiz ou a casca e assim que a agua estiver fervendo, a raiz ou a casca já soltaram suas propriedades na água.
Não deixe ferver muito pois não queremos perder a alma da planta.
E lembrem se nunca façam uma infusão e tomem horas depois, pois o chá não terá mais efeito. A alma das ervas já terá ido embora!
Espero ter respondido a dúvida!
Qualquer pergunta me mandem por email, ficarei feliz em ajudar!
3 comentários:
Muito legal este post! Gostei bastante do blog, acho que aprenderei muito com ele.
Parabéns!
Poderia para ser mais completo ter postado também a maneira de fazer ou como tomar.Além de algumas considerações sobre as receitas,claro.
Vou colocar o modo de fazer no final do post.
Obrigada pela observação.
Postar um comentário