segunda-feira, 27 de julho de 2009

Algumas "fórmulas mágicas" compostos de ervas


Este final de semana me questionaram sobre fórmulas mágicas para algumas doenças.

Peguei o velho caderninho da minha avó e descobri os compostos abaixo:

COMPOSTO/BRONQUITE:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da bronquite: Assa Peixe + Bardana + Malva + Menta + Tanchagem.

COMPOSTO CALMANTE:

Combinação das ervas mais indicadas para combater o nervosismo: Capim Cidrão + Camomila + Melissa + Hipérico + Maracujá.

COMPOSTO/CIRCULAÇÃO:

Combinação das ervas mais indicadas para melhorar a circulação sangüínea: Arnica + Erva de Bicho + Ginkgo Biloba + Hamamelis.

COMPOSTO/CÓLICAS MENSTRUAIS:

Combinação das ervas mais indicadas para amenizar cólicas menstruais: Artemísia + Agoniada + Aroeira + Carapiá + Tília.

COMPOSTO/COLESTEROL:

Combinação das ervas mais indicadas para diminuir o colesterol: Erva de Bugre + Alcachofra + Carobinha + Dente de Leão + Pedra Ume Caá.

COMPOSTO DEPURATIVO:

Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue: Alcachofra + Capim Cidrão + Carobinha + Porangaba + Sene Indiano.

COMPOSTO/DIABETES:

Combinação das ervas mais indicadas para combater o diabetes e diminuir a taxa de açúcar no sangue: Pata de Vaca + Pedra Ume Caá + Ipê Roxo + Gervão + Graviola + Carqueja.

COMPOSTO/CÁLCULOS RENAIS:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os males dos rins: Alcachofra Capim Cidrão + Quebra-Pedras + Cabelo de Milho + Cana do Brejo.

COMPOSTO EMAGRECEDOR:

Combinação das ervas mais indicadas para ajudar no emagrecimento: Alcachofra + Boldo do Chile + Camomila + Capim Cidrão + Carobinha + Graviola + Sene Indiano + Carqueja + Centella Asiática + Erva de Bugre.

COMPOSTO EQUILIBRIUM:

Combinação das ervas mais indicadas para acalmar sem sentir sono: Capim Cidrão + Melissa + Guaraná da Amazonia + Hibisco + Ginkgo Biloba + Jasmim.

COMPOSTO ENERGÉTICO:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os Stress e o desgaste fisico/mental: Catuaba + Guarana da Amazonia + Pfaffia + Marapuama.

COMPOSTO/ESTÔMAGO:

Combinação das ervas mais indicadas para combater dores de estomago e má digestão cronica: Artemísia + Bardana + Camomila + Carqueja + Erva de São João + Picão + Tansagem.

COMPOSTO/FÍGADO:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os males do fígado: Espinheira Santa + Carqueja Doce + Boldo do Chile + Camomila + Dente de Leão.

COMPOSTO/GRIPE:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas da gripe ou resfriado, como coriza, dores no corpo e baixa energia: Assa Peixe + Alfavaca + Guaco + Erva Cidreira + Guaraná da Amazonia + Pariparoba.

COMPOSTO/MENOPAUSA:

Combinação das ervas indicadas para combater os suores e acalmar o sistema nervoso: Carobinha + Calêndula + Milefólio + Melissa + Tília.

COMPOSTO/PROBLEMAS DE PELE:

Combinação das ervas mais indicadas para limpar o sangue e eliminar a Acne e a oleosidade da pele: Chapéu de Couro + Carobinha + Douradinha + Erva Macaé + Erva de Bugre + Bardana.

COMPOSTO CONTRA PRESSÃO ALTA:

Combinação das ervas mais indicadas para baixar a pressão e amenizar dores de cabeça: Arnica + Capim Cidrão + Erva de Bugre + Passiflora + Milefólio + Pitangueira + Sete Sangrias.

COMPOSTO CONTRA REUMATISMO:

Combinação das ervas mais indicadas para combater os sintomas do reumatismo, ácido úrico e dores lombares: Alecrim+Chapéu de Couro+Garra do Diabo+Salsaparrilha+ Tayuiá.

COMPOSTO/SINUSITE/ASMA:

Combinação das ervas contra a sinusite e dificuldade na respiração nos quadros de bronquite asmática: Arruda + Eucalipto Aromático + Salvia.

MODO DE FAZER OS COMPOSTOS:

Este modo é o cientifico e básico - INFUSÃO:Coloque 3 colheres de sopa do composto de ervas para um litro de água, quando a água alcançar fervura, desligue. Tampe e deixe a solução abafada por cerca de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber morno ou gelado, com ou sem adoçante. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

O modo de uma bruxa fazer os compostos, use sua intuição. Eu não uso medidas esatas, mas tento usar mais ou menos a mesma medida para todas as ervas que pede em algum composto. uso ervas secas, mas quando possível uso erva fresca.

A minha medida básica é uma pitada de cada erva por xícara de água, pois se você está com gripe ( por exemplo) trate toda sua família senão não adianta de nada um esta se curando e o outro esta com o vírus.

Tomo o composto sempre fresco, pois as ervas liberam sua alma na infusão e com o tempo ela se vai, tomo o composto 2 vezes uma de manha pra começar o dia e outro a noite para fazer melhor efeito quando tiver em relaxamento profundo.

Com o tempo vocês aprenderão qual a melhor dosagem pra vocês, ás vezes de acordo com a intuição uso mais uma erva do que a outra, como digo magia se faz na cozinha, faça sua magia, na magia não temos regras sobre medidas esatas, mas sim sobre o que intuímos em usar.

Obs: quando o composto pedir uma casca ou raiz de alguma erva, faça um pouco diferente, ao colocar a água parar ferver coloque a raiz ou a casca e assim que a agua estiver fervendo, a raiz ou a casca soltaram suas propriedades na água.

Não deixe ferver muito pois não queremos perder a alma da planta.

E lembrem se nunca façam uma infusão e tomem horas depois, pois o chá não terá mais efeito. A alma das ervas terá ido embora!

Espero ter respondido a dúvida!

Qualquer pergunta me mandem por email, ficarei feliz em ajudar!

3 comentários:

Persona Rocha disse...

Muito legal este post! Gostei bastante do blog, acho que aprenderei muito com ele.
Parabéns!

Paulo Borchio disse...

Poderia para ser mais completo ter postado também a maneira de fazer ou como tomar.Além de algumas considerações sobre as receitas,claro.

Unknown disse...

Vou colocar o modo de fazer no final do post.
Obrigada pela observação.


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!