domingo, 17 de janeiro de 2010

Alecrim - Rosemarinus officinalis




Ficha técnica

Nome: ALECRIM

Também conhecido como: erva-compasso, folha-dos-elfos, planta polar, alecrim-da-horta, alecrim-de-jardim, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, libanotis, rosmarino, rozmarim, roris marini (latim), rosemary (inglês), romero (espanhol), romarin (francês), ramerino (italiano), rosmarin (alemão).

Nome científico: Rosemarinus officinalis L. Família: Lamiacae.

*Ciclo: Perene.*

Constituintes químicos: a-tujeno, a-felandreno, a-humuleno, a-pineno, a-terpineno, ácido ascórbico, ácido labiático, ácido rosmarínico, ß-caroteno, ß-pineno, ß-sitosterol, borneol, canfeno, cânfora, cineol, elemol, eugenol, limoneno, lineol, mirceno, pectina, rosmadiol, rosmanol, rosmaricina, rosmarinol, sabineno, timol, tanino.

Sexo: Masculino. Planeta: Sol. Elemento: Fogo.

Deuses relacionados: Apolo e Hera.

Signo mais favorecido: Leão.

Melhor época de colheita ou uso: Lua em Câncer, ou Sol em conjunção com Júpiter em Libra.

Cuidados: Gestantes e portadores de epilepsia devem evitar alecrim. Em doses elevadas pode ser EXTREMAMENTE tóxico a qualquer pessoa. Pode causar alterações do sono.
Usos culinários: Fresco (preferencialmente) ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, linguiças e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos. Seus poderes mágicos se acentuam quando combinados com: batatas, berinjelas, sopas de peixe e frutos do mar, cogumelos, omeletes, carnes de coelho e carneiro, costeletas de porco, tomate e arroz. *O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia. Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses.*

Usos terapêuticos: Internamente combate má digestão, dores de cabeça, tosses, depressão ligeira, perda de memória, cansaço físico e mental, gripe, diabetes, colesterol alto, insônia. Externamente combate calvície, acne, celulite, rugas, inchaço nos olhos, feridas, hemorróidas, torcicolo, caspa.

*Usos domésticos: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.*

Curiosidades: O alecrim é utilizado desde a antiguidade, seu nome em latim, rosmarinus, significa orvalho do mar. Os gregos utilizavam coroas de alecrim como símbolo de recordações, amor e amizade. É dito que se o alecrim cresce vigorosamente no jardim, a mulher é a cabeça da casa. O alecrim está associado a cerimónias fúnebres desde o tempo dos egípcios que o utilizavam para embalsamar os corpos. No Império Romano enfeitavam-se com alecrim as imagens dos espíritos protetores da casa e da família. Na antiguidade colocavam-se nas mãos dos mortos raminhos de alecrim que simbolizavam a imortalidade da alma e queimavam-nos durante rituais e celebrações religiosas. Em muitos cortejos fúnebres é ainda comum os acompanhantes levarem ramos de alecrim que colocam na mão do defunto ou lançam por cima da sepultura. Os médicos árabes utilizavam-no para ajudar os seus pacientes a recuperar a fala perdida na consequência de ataques cardíacos. Na China é ainda hoje utilizado contra insónias e fadiga. O nome da famosa água-da-Hungria, cujo principal ingrediente é o alecrim, deve-se ao fato da rainha Isabel da Hungria, septuagenária e muito doente, ter recuperado a saúde e rejuvenescido graças a uma mistura que ela própria preparava, juntando alecrim, alfazema e poejo. O arbusto de alecrim é utilizado ornamentalmente e também para atrair abelhas. Seu cultivo é fácil, basta replantar um ramo de 10 a 15cm. *O alecrim vive muito bem em solo seco.*

Propriedades mágicas:
Amor, purificação, proteção, cura, amizade, clareza mental.

Usos mágicos:

  1. O alecrim substitui o frankinsenso, ingrediente difícil de ser encontrado muito solicitado em antigas receitas.
  2. Folhas secas queimadas promovem intensa purificação, seu incenso pode preceder rituais para garantir magia sem risco.
  3. Folhas de alecrim colocadas dentro do travesseiro eliminam pesadelos.
  4. Um ramo na porta de entrada evita roubos.
  5. Banho de alecrim promove vitalidade, proteção espiritual, poder psíquico, purifica a alma, clareia a mente, estumila pensamentos filosóficos e criatividade.
  6. Estudar com um ramo de alecrim sobre a mesa é eficaz para memória e concentração.
  7. O chá e amuleto são usados para depressão. Um amuleto eficaz é feito colocando folhas pulverizadas de alecrim embrulhadas em um tecido de linho preso ao braço direito. Este amuleto proporciona pensamentos leves, alegres, joviais.
  8. Se você quer adquirir conhecimento ou uma resposta específica, queime folhas secas sobre carvão e aspire a fumaça. (atenção, existem carvões especiais para esse uso)
  9. Aspirar a fumaça do alecrim também é útil antes de consultar oráculos. A leitura estará mas clara e a intuição mais ativada.
  10. Pode ser carregado um pequeno ramo no bolso para aliviar a tensão e ter sensação de contentamento.
  11. Adicionado a ervas apropriadas é favorável ao dinheiro.
  12. Carregado em sachê é bom contra energias negativas.
  13. Lavar as mãos com uma infusão de alecrim substitui um banho de purificação devido ao seu extremo poder.
  14. O chá é bom para memória e clareza mental, ótimo para estudantes. Beba antes de fazer um prova ou entrevista.
  15. Queime alecrim e junípero (zimbro) como um incenso de cura e recuperação, tem um excelente poder.
  16. O aroma do alecrim preserva a jovialidade e deixa a pessoa feliz.
  17. Carregá-lo o mantém saudável.
  18. Também é plantado para atrair elfos.
  19. Seu óleo é usado para unção.
  20. É usado para ajudar a perdoar mágoas.
  21. Traz tranquilidade no relacionamento e nos negócios.
  22. *Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos.
  23. O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia.
  24. O Alecrim combate os invejosos!
  25. Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho.

Nenhum comentário:


Selo do Magia se faz na Cozinha

create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!